O que é educação Cristã?

 

Afinal, o que é educação cristã?

Autor: Pr. Gilmar Chaves
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Educar a si próprio e coletivamente é algo que remonta às origens do homem e o seguirá até o momento em que as cortinas dos séculos se fecharem indicando o final da história humana. Pode-se notar claramente nas Escrituras que, mesmo após a morte, o homem continuará envolvido com os desafios e privilégios da aprendizagem. Por conta de uma compreensão melhor dos assuntos ligados ao processo de ensino e aprendizagem, torna-se necessário definir o que é educação e, mais especificamente, educação cristã.

 

1. O que é educação

 

O vocábulo educação, em sua raiz etimológica, significa o mesmo que "criação". Educar, portanto, pode ser representado pelo ato de criar. O termo vem do latim educere e trasmite a ideia de " desenvolver capacidades, atitudes, formas de conduta e aquisição de conhecimentos, como resultado do treino ou do ensino". Os vocábulos que melhor expressam o significado e as metas do ato de educar são: criar, cultivar, exercitar, desenvolver, fortificar, amadurecer e formar.

Educar é um movimento contínuo, um processo que leva ao desenvolvimento integral do potencial humano, preparando-o melhor para interagir com o seus sentimentos, suas habilidades pessoais, seus recursos e seus conhecimentos.

 

 

2. O que é educação cristã

A educação cristã é uma poderosa ferramenta à disposição do povo de Deus. Sua proposta se caracteriza pela formação do ser humano a partir da ótica das Escrituras Sagradas. Seu foco reside no desenvolvimento pleno da pessoa em seus aspectos físicos, emocionais, intelectuais, sociais e espirituais.

 

No texto de Lucas 2.52 (ARA), encontramos um exemplo muitoclaro de desenvolvimento pleno na pessoa de Jesus, que crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens. Assim também, as iniciativas da educação devem contemplar o ser humano em todos os seus constitutivos e áreas, e prepará-lo para enfrentar os desafios da vida com ousadia, entusiasmo, confiança e coragem.

 

Educar, pela perspectiva cristã, exige um compromisso constante não apenas com a qualidade do conteúdo, a eficácia do método educacional e a qualidade e quantidade dos recursos didáticos, mas acima de tudo com o progresso do aluno em sua fé. Ajudá-lo a desenvolver todo o seu potencial e os talentos concedidos por Deus é, primordialmente, a meta a ser perseguida. Paulo disse que fomos criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas (Ef 2.10). A educação cristã prepara o ser humano para interagir com o meio em que vive, de modo a encarar as situações do dia dia com criatividade, discernimento e compromisso com os princípios bíblicos. Para que alguém se torne um verdadeiro educador cristão, é preciso ter uma compreensão do valor e da responsabilidade do ministério do ensino e uma disposição contínua para a autoavaliação e a busca de aperfeiçoamento, na certeza de que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo (Fp 1.6).

 

 

 Fonte: https://portaldoeducadorcristao.com.br