Crianças de 4 a 6 anos - Como preparar aula

 

Crianças de 4 a 6 anos - como preparar a aula

 

 

Dicas para montar uma aula para crianças de 4 a 6 anos

  1. Arrumação da sala e do material:

Chegue mais cedo que as crianças (no mínimo 20 minutos), arrume toda a sala, prepare os materiais e separe-os em sua mesa para melhor desenvoltura. Não se deve no momento que as crianças estão em sala ficar procurando coloca colorida ou folha para atividade. Tudo deve ser preparado antecipadamente: como uma festa de aniversário.

 

  1. Recepção das crianças:

Receba os pequeninos comalegria e um lindo sorriso estampado no rosto. A recepção (ato de receber as visitas) é o cartão de visita da igreja, portanto, faça-o com zelo.

Abrace, toque em cada criança que entrar em sua sala. Abaixe na altura da criança, olhe nos olhos e faça carinho. Crianças amam ser recebidas com carinho!

 

  1. Oração

A melhor oração é a espontânea. Uma criança deve ouvir um cristão adulto cuja oração é simplesmente uma conversa com Deus. Elas precisam perceber que orar é apenas conversar com Deus, com sinceridade no coração.

As crianças precisam saber desde cedo que podem falar com Deus da mesma forma que falam com a mamãe, com o papai ou com o melhor amigo. E também que em todos os lugares ele está ao seu lado e está atento ao que eles dizem. A criança aprende a importância da oração quando ouve e vê o adulto orar.

Embora a oração coloquial seja ótima, para a criança que reluta em orar em voz alta pode ser uma boa ideia- memorizar uma oração. Crianças de três anos ou quatro anos também memorizar uma oração breve, para começar, como: “Deus cuida de mim enquanto eu durmo” ou “Deus é bom e agradecemos a ele por este alimento”. Uma das melhores orações para uma criança memorizar é o Pai-nosso em Lucas 11.2-4 que pode servir de estímulo para uma oração pessoal.

 

“ Cinco dedinhos nessa mão, cinco dedinhos nessa estão, cruza agora os nossos dedinhos para fazermos uma oração: Cabecinha baixo, pezinhos juntos, pensando em Deus e no final amém!”

 

  1. Cântico

Procure usara cânticos, com poucas palavras, gestos simples de preferencia com repetição, pois assim, ajudará na melhor memorização das crianças. Caso não saiba ou não lembre de nenhum corinho que fale a respeito de sua aula, crie a mensagem em forma de rima e use melodia que as crianças já conheçam (paródia), isso ajudará muito na assimilação do conhecimento. Mas lembre-se: frases curtas e linguagem simples>

 

  1. Oferta

Mesmo nesta idade, a criança jápode ser incentivada á contribuir, e só um pouco mais tarde ela estará apta para realmente entender o que é dízimos e ofertas.

No entanto, é sempre válido incentiva-la, é o mesmo que fazer continência á bandeira; a principio não entenderá completamente o simbolismo envolvido, mas pelo menos irá tornar-se familiarizada com a terminologia e o próprio símbolo. Mais tarde, sua compreensão se ampliará e o significado.

 

6. Trabalhar o versículo bíblico

A palavra de Deus deve ficar guardada na mente e no coração da criança, por isso na aula não podemos NUNCA deixar de fazer a memorização de versículo com as crianças, e para isso, O USO DA BÌBLIA È INDISPENSAVEL. Lembre-se que nesta idade, os versículos devem ser bem pequenos, de linguagem bem simples.

 

7.Historia Bíblica

Não há regras básicas para contar histórias, o melhor é usar o coração, a intuição, conhecer a Bíblia (essencial), as personagens o e deixar o Espírito Santo agir na sua vida, além da experiência que só adquire através a prática. O que temos que ter em mente que não se pode agir de forma mecânica, apenas para cumpri um dever no momento da aula ou o convite para a pregação. As histórias devem ser contadas com prazer e na direção do Senhor, caso contrário nem vale a pena começar. As melhores histórias são as que contamos espontaneamente. É muito legal usar tapete ou fazer a linha para as crianças sentarem no momento da História.

 

8.Momento das atividades.

A “folhinha” é uma atividade importante para a assimilação do conteúdo bíblico aplicado, além de desenvolver o lado artístico dos pequeninos. Explore recursos bem diferente, como coloca colorida, pinturas e colagens com sucatas e papéis coloridos. Temos muita variedade de papéis. Explore!!

 

8.1 Hora das brincadeiras/ momento lúdico

O brincar não significa apenas recrear-se, antes pelo contrário, é a forma mais completa que a criança tem de comunicar consigo mesma e com o mundo A criança precisa ter tempo e espaço para brincar. É importante proporcionar um ambiente rico para a brincadeira e estimular a atividade lúdica no ambiente familiar e escolar.

Entre os 2 e os seis/sete anos de idade, a simbologia surge com um papel fundamental nas brincadeiras, como são exemplo o "faz de conta", as histórias, os fantoches, o desenho, o brincar com os objetos atribuindo-lhes outros significados, etc. Os jogos simbólicos são possíveis dado que, nesta fase, a criança já é capaz de produzir imagens mentais. A linguagem falada permite-lhe o uso de símbolos para substituir objetos.

O brincar com alguém reforça os laços afetivos. Um adulto, ao brincar com uma criança, está-lhe a fazer uma demonstração do seu amor. A participação do adulto na brincadeira eleva o nível de interesse, enriquece e estimula a imaginação das crianças.

 

9.Preparar a Tuma para o lanche

A oração não pode ser deixada de lado, pois as crianças aprendem no que vivenciam, e quando realizamos tal procedimento, elas entenderão que sempre ao se alimentarem agradeceram ao Senhor.

Use bacia com agua e uma toalha para higienização das mãos das crianças.

 

10.Despedida

Lembre-se que sua aula deve ter o gostinho de “quero mais”. Seja alegre, carismático. Diga ás crianças que você as espera para estar com elas na próxima semana, Diga que sentirá saudades e dê um beijo em todas. Cante corinhos de despedida, elas amam! E detalhe: oração no final da aula não pode faltar!

 

 

Flávia Grégio