Plano da Salvação com Símbolos

Material confeccionado por

Luciana C Cruz Dias (Tia Lú) - igreja do Nazareno de Mesquita / luartcarol@hotmail.com

 

Base Bíblica:  Apocalipse 21:19(coroa), Romanos 3:23(coração sujo), I Coríntios 15:3,4 (cruz), apocalipse 3.21, João 1:12 e Hebreus 13:5b(coração limpo) e I João 1:9 e 2 Pedro 3:18 (semente ou folha).

Objetivo: Evangelizar e apresentar ás crianças o Plano da salvação através dos símbolos. O Plano da Salvação é a História de tudo que Deus fez e faz por nós, incluindo a criação, o pecado, o envio de Jesus para nos salvar do pecado (morte e ressureição de Cristo), crescimento espiritual e o céu que Deus preparou para nós.

 

Versículo para memorizar: “Com alegria e regozijo as trarão; elas entrarão no palácio do rei.”(Salmos 45:15)

  • Se desejar, substitua  “as trarão e elas” por “crianças entrarão no palácio do rei

 

Introdução: Você já deve ter visto em livros e filmes que tem Rei, príncipes, princesas e palácios. Como são os palácios? (deixe as crianças responderem)

Hoje quero contar para você a História de um Rei que construiu um palácio e que teve um plano muito especial. Você quer ouvir?

 

Desenvolvimento:

 

Coroa

Você sabe o que é isso? Sim, uma coroa!

E você sabe quem usa coroa? Isso mesmo: o Rei!

Existe um lugar chama-se céu,  que tem um Rei chamado Deus. E foi esse Rei que fez todas as coisas: o mar, os animais, a terra, e o homem, Deus fez você e eu. Ele nos ama tanto, que preparou um Palácio no Céu para morarmos, onde as ruas são de ouro, os muros de Cristal. Um lugar lindo que não existe dor, nem escuridão, nem a morte existe. Um Reino para nós sermos príncipes e princesas dEle.

Você gostaria de morar neste lugar maravilhoso? Todos nós podemos morar lá: eu, você, sua mãe, todas as pessoas. Mas tem algo que não pode entrar no céu. Você sabe o que é?

 

Coração Escuro

O pecado. O pecado não pode entrar no céu. Você sabe o que é pecado? Pecado é tudo aquilo que pensamos, falamos, fazemos e sentimos que não agrada ao Senhor, e o pecado suja nosso coração . A Bíblia diz que Romanos 3:23 que quando pecamos nos afastamos de Deus. Você sabia que quando a gente pega um dinheirinho escondido da mamãe, conta mentirinha para papai ou desobedecemos aos mais velhos nós estamos pecando. Mas Deus é tão maravilhoso, Ele nos ama tanto que Ele teve um plano especial: Você sabe qual foi esse plano?

 

Cruz

O plano de Deus tem muito há ver com uma cruz. Você sabia que Deus mandou lá do céu uma pessoa pra morrer em nosso lugar em uma cruz por causa nossos pecados?

É verdade, Deus enviou seu único filho Jesus pra morrer numa cruz pra que hoje pudéssemos ser libertos da condenação do pecado.

Imagina se você tivesse só um biscoito e você estivesse com muita fome, e eu lhe pedisse o biscoito, você me daria? Acho que não, né? Mas Deus nos ama tanto que deu seu único filho pra sofrer, ser humilhado, morrer em nosso lugar.

Jesus era o perfeito filho de Deus, Ele não tinha nenhum pecado (2 coríntios 5:21) ,Jesus sofreu carregando uma cruz, as pessoas batiam, cuspiam nele e Ele nem tinha culpa apenas por amor a nós, para nos dá a salvação.

Jesus morreu por nós! Mas eu tenho uma ótima noticia pra você ! Na bíblia diz em 1 Coríntios 15:3 e 4 que Cristo morreu por nossos pecados, foi sepultado, mas ao terceiro dia Ele ressuscitou. Isso mesmo, Jesus ressuscitou, passou da morte para vida, Ele está vivo e morando lá no céu..

Mas tem outro lugar que Ele também quer morar, sabe onde: no seu coração.

O nosso coração é como se fosse uma casinha, que Jesus bate na porta e diz: Posso entra no seu coração e morar pra sempre?

Mas tem uma coisa: Ninguém gosta de morar em uma casa suja! Você gosta de chegar em sua casa e vê seu quarto limpinho, o banheiro cheiroso. Jesus também não quer morar num lugar sujo, cheio da sujeira do pecado. E Jesus é tão maravilhoso que Ele mesmo faz a limpeza no nosso coração. E para você viver no céu e ser príncipe e princesa do Senhor, você precisa ter o coração assim...

Coração Limpo

Branquinho...A bíblia diz que para vivermos com Jesus lá no céu, devemos ter o nosso coraçãozinho mais branquinho que a neve, e o melhor, o próprio Jesus dá uma faxina no nosso coração e tira toda sujeira de pecado. Mas para isso, você precisa convida-lo para entrar no seu coração e pedir para que Ele limpe.

Jesus não é mal educado, Ele entra onde é convidado, ou seja, Ele só entra no seu coração se você convidar (Apocalipse 3:20), mas como fazer isso? É muito simples!

Para isso, precisamos aceitar a Cristo como Nosso Único e Verdadeiro Salvador. E quando aceitamos a  Jesus, nós passamos a fazer parte da família de Deus, a Bíblia diz em João 1:12 que podemos ser filhos de Deus se crermos Nele, ou seja, se Ele é o Rei, seremos príncipes!

 E um pai que ama muito seu filho não quer deixá-lo sozinho, não quer abandoná-lo, assim é Jesus, nos ama tanto que além de morrer em nosso lugar nunca nos abandonará (Hebreus 13:5b).

 

Aplicação e Convite:

Deus quer que você more no Palácio com Ele, mas para morar lá e ser príncipe deste Palácio, você precisa tomar uma decisão: precisa chamar Jesus para morar no seu coração, tirar toda sujeira de pecado e dizer para Ele que você quer que Ele seja seu Rei e você o príncipe(a), filho dEle.

(pergunte quem gostaria de aceitar a Jesus e ajude a crianças a fazer uma oração de confissão)

 E quando nos tornamos filhos de Deus, Ele quer que os conheçam melhor, quer que saibamos mais sobre p lugar, o Palácio que vamos morar e ser príncipes.

Você sabe como?

 

 Folha ou Semente

Quando a gente aceita a Cristo, somos como uma sementinha que também precisa de cuidados especiais pra crescer muito forte. A gente precisa de orar, obedecer a Deus, ler a Bíblia, ir a Escola Bíblia, falar de Deus aos amiguinhos, ir á igreja e cantar pra Jesus. Estes cuidados faz você crescer forte com Jesus e agrada muito ao Senhor, fazendo isso o Senhor nos dá força pra nunca mais pecar e ficar com o coração sujo novamente. Mas, se de repente, sem quere você pecar, a Bíblia diz que se confessarmos pra Deus o nosso pecado Ele nos perdoa (1 João 1:9), só que você não pode ter vergonha de falar com Deus o que você fez, diga a Ele que você está arrependido  e que você não quer fazer mais isso, que com certeza Deus vai te perdoar ,porque Deus te ama.

 

Plano da Salvação com Símbolos

Esboço escrito por Flávia Grégio (Boneca Gigi)- flaviagregio@yahoo.com.br

(21) 2481 3877/ 8760 3408/ 8300 1704 - www.flaviagregio.webnode.com.br